SÓ SE FECHAR OS OLHOS | PARA ALÉM DO GESTO (2020/21)
Da complexidade e beleza da tradução intersemiótica nasce este projeto. Uma obra que partiu da experiência em audiodescrição de espetáculos de dança para saltar para o campo da criação, brincando com o real e o imaginário, o possível e o impossível.
“Só se fechar os olhos" é um duo de dança que só acontece nas mentes dos espectadores que se entregam à experiência da escuta. O texto que descreve o drama e a dança, narrado sobre camadas de música e ruídos, é escrito por Edgar Jacques - ator e dramaturgo, cego desde a infância. Aqui, propomos uma inversão: é uma pessoa que nunca viu com os olhos um espetáculo de dança que nos entrega a coreografia que a sua mente criou. Na obra, duas rainhas de xadrez descobrem movimentos possíveis para além da norma. Se o espectador fechar os olhos, ele as vê. E elas dançam.
“Só se fechar os olhos” nasceu no final de 2019. Com a pandemia e as consequentes práticas de isolamento social, o Coletivo criou uma versão sonora do espetáculo, levando ao extremo o conceito da proposta - ali, toda a experiência se dá por meio da escuta. Em 2021, produzimos a versão audiovisual da peça e, concomitantemente, a sua versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e legendas. Aqui, mais uma sequência de processos tradutórios: uma obra sonora narrada em português que transforma-se em performance visual em língua de sinais. A versão em Libras da obra ganhou o nome de 'Para além do gesto'. E então, duas atrizes surdas encarnam em cena as rainhas preta e branca do tabuleiro de xadrez imaginário do dramaturgo.
FICHA TÉCNICA
Só se fechar os olhos é uma criação conjunta de Edgar Jacques, Enrique Menezes, Maria Fernanda Carmo e Mariana Farcetta
Concepção: Maria Fernanda Carmo e Mariana Farcetta
Composição, direção musical e viola caipira: Enrique Menezes
Violoncelo: Rafael Ramalhoso
Narração e samplers: Maria Fernanda Carmo
Texto e direção de narração “Só se fechar os olhos”: Edgar Jacques
Performance “Só se fechar os olhos”: Bárbara Barros, Deia Xavier e Gabi Flores
Direção “Para além do gesto”: Guilherme Felipe Silva e Flávia Lima
Performance “Para além do gesto”: Ana Emília Araújo, Catharine Moreira e Yanna Porcino
Intérpretes de Libras feeder: Guilherme Andrade, João Gabriel Ferreira e Katia Fiorante
Musicalidade Visual: Regiane Eufrasino
Figurino e maquiagem: Mariana Farcetta
Operação de som: Natacha Maurer
Luz e projeções: Anali Dupré e Diane Sudário
Legendas: Thais Ortega
Produção: Coletivo Desvio Padrão
