Formações e Capacitações
.
FORMAÇÃO EM ACESSIBILIDADE CULTURAL
Preconizados por leis como o Plano Nacional de Cultura de 2010 e a Lei Brasileira da Inclusão de 2015, os direitos culturais das pessoas com deficiência não têm sido respeitados e as leis não têm sido cumpridas. Uma das razões para isso é a falta de conhecimento e preparo nas pontas, por parte dos equipamentos, gestores, criadores e produtores culturais.
O curso de formação em Acessibilidade Cultural coloca em pauta discussões como as lutas e movimentos das pessoas com deficiência; as nomenclaturas e paradigmas; as legislações e políticas públicas de cultura e a questão do direito à cidade e aos bens culturais, apresentando estratégias e recursos que buscam promover acesso, fruição, experimentação e criação de arte e cultura.
O curso pode ser desenvolvido em formatos diversos (presencial, online ou híbrido) e com cargas horárias diferentes e adaptáveis: nos moldes de sensibilizações mais curtas, de capacitações de uma semana ou de uma densa formação de 60 horas.
Com: Maria Fernanda Carmo, Edgar Jacques, Filipe Oliveira, Thais Ortega, Mariana Farcetta, Flavia Lima, Guilherme Felipe e convidados.
INTRODUÇÃO À AUDIODESCRIÇÃO
O curso tem por objetivo apresentar o recurso da Audiodescrição, suas diretrizes e as linhas de conceituação vigentes no Brasil, traçando um breve histórico no país e no mundo. Os participantes aprenderão as técnicas utilizadas para a autodescrição, a descrição de imagens estáticas e de vídeos e serão introduzidos a outros recursos criados a partir da AD, como a Áudio-narração, a Audio-mediação e à Audio-transmissão, sendo as duas últimas proposições do Coletivo Desvio Padrão.
Com: Edgar Jacques e Thais Ortega.